As autoridades políticas europeias querem definir e implementar regulamentação para o voo e manutenção de drones até 2019. O objetivo é gerir esta atividade como se faz com os sistemas de controlo de tráfego aéreo atuais.
À medida que os drones se tornam mais populares, cada país vai definindo as suas regras, com a China a obrigar o registo de drones com mais peso do que 300 gramas de peso e os EUA ainda a não ter esse registo clarificado. Do lado europeu, a União Europeia já arrancou com um esboço de regras, em novembro, e pretende agora que todo o conjunto legal esteja implementado em todos os estados-membro até 2019.
O objetivo destas regras é criar o U- Space, o espaço aéreo europeu que cobre altitudes até 150 metros e que vai ser gerido como o espaço aéreo ocupado pelos aviões o é atualmente. As autoridades pretendem ter ferramentas automatizadas de reconhecimento e de limitação, para que a informação possa estar disponível, mesmo aos drones autónomos, explica o Engadget.
A Comissão Europeia vai financiar a integração dos drones nos sistemas de aviação atuais e será definido um grupo de especialistas para emitir pareceres para as recomendações políticas futuras.
"A União Europeia deve liderar o mundo no desenvolvimento do enquadramento legal para que este mercado floresça e liberte todos os benefícios para os setores económicos", explicou a comissária para os Transportes Violeta Bulc.
Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-06-20-Uniao-Europeia-quer-regulamentacao-para-drones-clarificada-ate-2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.