quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Proteção Perimetral: Cerca elétrica tem nova lei federal.

O governo sancionou em agosto passado a Lei Federal 13.477, que trata da instalação de cercas ou barreiras eletrificadas nos domicílios brasileiros.
 
 
 
 
 
Ela imputa responsabilidades aos proprietários e/ou ocupantes dos imóveis em relação a cuidados na implantação desses equipamentos.
 
- Observar, em áreas urbanas, "altura mínima, a partir do solo, que minimize o risco de choque acidental em moradores e em usuários das vias públicas" (Art. 2º II);
– Prover o equipamento de "choque pulsativo em corrente contínua, com amperagem que não seja mortal, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)" (Art. 2º III);
- Afixar, "em lugar visível, em ambos os lados da cerca eletrificada, placas de aviso que alertem sobre o perigo iminente de choque e que contenham símbolos que possibilitem a sua compreensão por pessoas analfabetas" (Art. 2º IV);
- Cumprir com as normas da ABNT na instalação de cercas próximas a recipientes de gás liquefeito de petróleo (Art. 2º V).

A lei entrará em vigor no final de novembro deste ano e prevê multas para quem descumpri-la. Elas variam de R$ 1 mil (aplicada ao responsável técnico pela instalação) a R$ 5 mil (imputada ao proprietário do imóvel infrator ou síndico, "no caso de área comum no condomínio edilício").
Há outros dispositivos que regulamentam o tema. No Estado de São Paulo, a Lei Estadual 1.113/2002 também impõe a necessidade de distância mínima entre o primeiro fio da cerca e o solo. Demais regras obrigam, entre outros, ao uso de sinalização, limitam a voltagem e determinam aterramento independente da rede elétrica do imóvel.


Fonte: http://www.guiadocftv.com.br/modules/news/article.php?storyid=59576

 
 
www.ventosistemas.com.br
Skype: Vento.Sistemas
Tel.:  (11) 2619- 4755
Whats: (11) 94719- 4762
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.