terça-feira, 16 de setembro de 2014

3 fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa.

Para quem está pensando em abrir um negócio, ou para quem já abriu e está trabalhando para o negócio dar certo, aqui vão 3 dicas que podem ajudar e muito no crescimento e fortalecimento de uma empresa no mercado.


Várias pesquisas já mostraram que das empresas abertas no Brasil, a maioria fecha as portas antes do segundo ano de existência. Entre os principais motivos estão: falta de planejamento e o desconhecimento de uma coisa chamada empreendedorismo.

Muitos pequenos empresários iniciam seu negócio se valendo apenas da experiência adiquirida na profissão, ou do tempo de experiência em alguma empresa em que trabalharam. E depois de anos trabalhando como funcionário, o sujeito chega a conclusão que já tem conhecimento de sobra no que faz e decide abrir um negócio e trabalhar por conta própria. É o típico empregado que quer ser patrão.

E no Brasil é muito fácil abrir uma empresa. Nossa legislação permite que qualquer um, disposto a pagar imposto, abra seu negócio; basta contratar um contador, pagar seus honorários e... Pronto! Em poucos dias está aberta mais uma empresa. Assim fica fácil se tornar empresário.

Mas para abrir uma empresa e ter sucesso nos negócios, não basta ter experiência na profissão, ter boas idéias e um CNPJ; é preciso saber empreender e ter o mínimo de conhecimento sobre o mercado. A experiência adquirida na profissão e o desejo de ser empresário servem como fatores motivadores, que contam muito, mas não são suficientes para garantirem a sobrevivência de uma empresa.

Para quem está pensando em abrir um negócio, ou para quem já abriu e está trabalhando para o negócio dar certo, aqui vão 3 dicas que podem ajudar e muito no crescimento e fortalecimento de uma empresa no mercado. Trata-se de 3 fatores que, juntos e bem aplicados, contribuem para o sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

1 - Ter conhecimento sobre empreendedorismo e gestão.

Saber empreender talvez seja o princípio fundamental de todo negócio. É necessário ter, pelo menos, o mínimo de informações sobre empreendedorismo e gestão de finanças antes de abrir uma empresa. Mas existem aspirantes a empresários que desconhecem ou ignoram a importância disso.

Se você já abriu sua empresa, e ainda não tem conhecimento sobre empreendedorismo e gestão, assim que terminar de ler este artigo, corra para a biblioteca mais próxima e leia tudo o que puder sobre o assunto. Se as condições permitirem, faça cursos, participe de palestras e seminários; se as condições não permitirem, comece a criar condições para isso. Até lá, você pode encontrar um vasto material gratuito na Internet.

Pesquise e aprenda como planejar e estruturar seu negócio, antes de sair gastando dinheiro com publicidade e propaganda, pois estas coisas são extremamente importantes, mas quando elaboradas para o público certo. É sabido que cada centavo investido em propaganda deve trazer resultado. Mas de que adianta ter resultados e não ter lucros? Ou pior, ter os gastos superiores aos lucros, por falta de administração?

Seria piada, se não fosse realidade, o fato de que muitas das tantas empresas que são fechadas no Brasil, tiveram seus gastos maiores do que os seus ganhos; elas gastaram mais do que faturaram. Isso demonstra claramente descontrole nas finanças. E, na maioria dos casos, estatísticas apontam como um dos principais motivos para esse descontrole, a falta de planejamento e gestão.

2 - Agregar mão de obra de qualidade ao seu produto ou serviço.

Se o seu negócio depende unicamente de você; se você for o único funcionário de sua empresa, o melhor é investir em conhecimento. Informe-se o máximo que puder sobre o seu ramo de atividade e torne-se uma autoridade no assunto.

Mas se o seu negócio depende de pessoas trabalhando para você, seja como assistente, auxiliar, vendedor ou até mesmo gerente, então invista em mão de obra qualificada; aposte no talento de pessoas dispostas a crescerem na vida e desenvolva potenciais dentro da sua empresa. Isso se aplica também na escolha dos seus  fornecedores e parceiros.

Jamais contrate uma pessoa pelo seu sorriso maravilhoso e sua boa aparência. Lembre-se que você está em busca de bons profissionais e não de modelos. Também desconfie de currículos invejáveis. Parta do princípio de que pessoas bem capacitadas dificilmente encontram-se desempregadas, a não ser os casos em que a pessoa esteja em busca de algo melhor do que o que ela já faz.

Evite também cometer o erro de contratar pessoas pelo vinculo familiar ou de parentesco, pois se o parente contratado for uma pessoa apta para o seu negócio, você estará no lucro; mas se não for, você corre o risco de estar investindo em dores de cabeça no futuro.

Um time de futebol que tem uma boa equipe de ataque, mas não tem uma boa equipe de defesa, pode ser surpreendido pelo time rival. A vitória depende de todos, não somente dos atacantes. Do mesmo modo, a derrota também é todos, não apenas dos zagueiros e do goleiro.

Por isso, na hora de contratar pessoas, invista em gente que esteja disposta a vestir a camisa da sua empresa; pessoas comprometidas com o trabalho e com o sucesso da equipe. E dê a elas condições para crescerem na carreira. Elas serão gratas a você e farão o melhor para sua empresa crescer. Esteja certo disso.

3 - Investir em Marketing estratégico e eficiente.

Um erro cometido por muitos na hora de abrirem seu negócio é se valerem do número de pessoas que conhecem. Já ouvi muitos dizerem: "meu negócio tem tudo para dar certo, pois eu conheço muita gente."

Mas o que eles não sabem é que conhecer muita gente não é garantia de nada. Amigos, parentes e familiares não são sinônimos de clientes.

Ao invés de se concentrar em mostrar seu produto ou serviço para os amigos e conhecidos, o empreendedor deve concentrar seus esforços em criar estratégias para levar seu produto ou serviço para aqueles que, de fato, comprarão seu produto ou serviço. O empreendedor precisa ter o máximo de informações sobre seu público alvo: onde ele está, como ele consome, como chegar até ele, o que ele espera do seu produto ou serviço, etc.

O Marketing estratégico e eficiente é aquele que converte propaganda em lucros. É aquele feito programado para atrair e fidelizar clientes para o seu negócio.

Atualmente uma das ferramentas mais importantes de comunicação e que traz bons resultados é o Marketing Digital. Isso porque hoje milhões de pessoas procuram o que precisam na Internet. É lá é que estão muitos consumidores em potencial e futuros clientes para sua empresa.

Além de ser uma poderosa ferramenta de comunicação, a Internet possibilita alcançar clientes, independentes da localização geográfica. Ou seja, sua empresa não precisa se limitar a vender seu produto ou serviço apenas na região onde está localizada, podendo ampliar seu poder de alcance.

Não se limite a fazer um cartãozinho de visita, distribuir alguns panfletos e, simplesmente esperar que os clientes apareçam na sua porta para comprarem seus produtos ou serviço. Esteja disposto a fazer mais do que isso por você e pela sua empresa.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você.

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