quarta-feira, 19 de julho de 2017

Prefeitura disponibiliza ´botão de pânico´ para moradores de três regiões da cidade.

O projeto "Vigilância Solidária" atende moradores do centro, Jardim Nova Poá e Calmon Vianna.
 
 


Em Poá a tecnologia permite que moradores usem um "botão de pânico" para acionar a central de monitoramento em três regiões da cidade: centro, Jardim Nova Poá e Calmon Vianna. O projeto "Vigilância Solidária" também conta com um grupo no WhatsApp.
O que tem loja em Poá, já foi vítima de bandidos, 20 vezes. Até que o WhatsApp conseguiu impedir mais uma ação dos criminosos. Inclusive, os suspeitos foram presos. "Avistei quatro homens com mochilas, encostados em um comércio. Acionei o grupo que tenho no WhatsApp com comerciantes e GCMs e em menos de 10 minutos, eles chegaram e prenderam os bandidos".
No grupo com 85 pessoas, ele é o administrador e diz que impõe algumas regras. A ideia é que os participantes só mandem mensagens quando desconfiarem que estão em perigo, isso facilita uma ajuda mais rápida. "Não pode ficar postando mensagem de auto-ajuda, só informações que deixem as pessoas mais seguras e em alerta."
E na tentativa de proteger ainda mais quem vive e trabalha na cidade, a Prefeitura também ampliou o sistema de segurança. Até agora são três câmeras de monitoramento instaladas nas principais ruas da cidade. Elas fazem parte do projeto "Vigilância Solidária" que começou há 15 dias. "É uma plataforma pública e através da internet ter acesso à todas essas câmeras que estão disponibilizadas. Tem um aplicativo também", explicou o secretário.
E tem mais, o projeto também conta com outro aplicativo: um botão de alerta, que quando acionado por 5 segundos, aparece em vermelho em uma das telas de monitoramento da Guarda Municipal. A partir dai, providências são tomadas.
"O operador fica acompanhando essa câmera e tendo condições de identificar qual é a necessidade, já faz o acionamento do serviço de emergência necessário e compatível com aquela ocorrência. Não sendo possível, ele tenta fazer contato com o solicitante", disse o secretário de Segurança.
A ideia tem dado certo, um comerciante preferiu não aparecer, mas diz já usou tanto o whatsapp como o "botão de alerta" que aliás, só vieram pra colaborar com a tranquilidade de todos. "Quando um é vítima, todos se solidarizam e compartilham as imagens e também o pedido de socorro. Qualquer um tem essa possibilidade de fazer essa solicitação de urgência e emergência".


Fonte: http://www.guiadocftv.com.br/modules/news/article.php?storyid=59509


 
www.ventosistemas.com.br
Skype: Vento.Sistemas
Tel.:  (11) 2619- 4755
Whats: (11) 94719- 4762
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.